Foco na Mídia

Foco na Mídia

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Descenso de Marina e melhora de Aécio criam reações na mídia



A notícia mais importante do dia para os três principais jornais da Grande Mídia é a queda de Marina e a melhora do candidato tucano na pesquisa do Ibope divulgada hoje (01/10). 

As manchetes de O Estado de S. Paulo e O Globo mostram a visão de Aécio e têm um tom mais acentuado que a da Folha.

A principal notícia do Estadão diz “Dilma abre 14 pontos; disputa entre Marina e Aécio se acirra”. Enquanto a do jornal carioca se concentra somente na competição pelo segundo lugar: “Marinavolta a cair e já é ameaçada por Aécio”

As palavras ”disputa”, “se acirra” e “ameaçada” dão a impressão de que Aécio tem potencial  de crescer mais. Esses dois jornais, portanto, estão praticamente esperando e premeditando uma melhora de Aécio, o que, quem sabe, pode até leva-lo ao segundo turno.

A Folha de S. Paulo, por outro lado, mostra a versão da candidata peessebista. “Aécio encosta em Marina; Dilma mantém vantagem”

A Folha só observa como o tucano “encostou” em Marina. Ainda não vê ameaça, mas já está alerta. O jornal ainda mostra preferência por Marina, apesar de não se opor à candidatura de Aécio - a verdadeira oposição se concentra no PT.

Esse blog já disse em outro post que Estadão e Globo apostam em Aécio. As Organizações Globo preferem Marina que Dilma, mas mesmo assim adoraria ver o PSDB no segundo turno – perder a posição de segunda força política do país para Marina Silva seria uma grande derrota para os tucanos.

O Estado de S. Paulo ainda desconfia bastante de Marina e, pelo visto, só a apoiaria no segundo turno. A Folha, por outro lado, aposta suas fichas no PSB. Talvez acredite que Marina é a única que pode derrotar o PT. 

Por sinal, os petistas veem mais perigo em Marina que no PSDB atualmente.

E esse temor do PT se revela na cobertura dos jornais progressistas. As últimas pesquisas divulgadas mostraram diminuição da intenção de voto em Marina e aumento de sua rejeição -  que dobrou desde a morte de Eduardo Campos, há mais ou menos um mês e meio. Esses dados positivos para Dilma vêm tranquilizando os simpatizantes do PT. 

O Jornal GGN, por exemplo, afirmou que a Marina Silva está em “apuros” depois da última pesquisa do Datafolha, divulgada ontem (30/09).

Não existem dúvidas de que o Partido dos Trabalhadores tem mais receio da nova e misteriosa Marina que do conhecido e previsível Aécio.

Isso porque Marina receberia grande parte dos votos tucanos no segundo turno, pois a rivalidade com o PT justificaria o “voto útil” que pretende tirar Dilma do poder sem se importar muito com quem entre no lugar.

A situação muda com Aécio no segundo turno.

Os votos que iriam para Marina se dividiriam entre PT e PSDB. Muitos marinistas atualmente abominam o PSDB e preferem mais quatro anos de Dilma que voltar ao projeto dos tucanos. Outros logicamente optariam por Aécio, mas essa simples divisão já supõe uma vitória de Dilma.

É uma peculiaridade das eleições desse ano.

A despolarização dividiu o eleitorado.

Dilma perdeu muitos votos nos últimos anos e meses, mas os eleitores que não mudaram de opinião continuam fiéis ao seu projeto.

Essa fidelidade dos petistas – que já aguentaram 12 anos "apanhando" da imprensa e de seus próprios amigos, conhecidos, etc. – provavelmente vai manter a presidenta no poder por mais quatro anos.

Se os escândalos do PT – e a repercussão gerada na imprensa – não motivaram a mudança de voto dos petistas em todos esses anos, poucos fatores causariam mudanças até o fim do segundo turno.

Sendo assim, Dilma já pode contar com pelo menos 35% do eleitorado a seu favor, número que só suporia uma derrota caso tucanos e marinistas se unam a favor do PSB na segunda disputa eleitoral.

Essa união contra o PT faz com que um eventual segundo turno com Marina seja mais perigoso para o PT que ter o PSDB nessa disputa.

E isso explica a tranquilidade da Imprensa Alternativa, que está ainda mais confiante na vitória de Dilma depois da divulgação dos últimos resultados de Marina.

Esse domingo (05/10) será o dia da grande decisão e o povo escolherá quem vai para o segundo turno encarar Dilma Rousseff.

A Grande Imprensa está dividida, assim como o eleitorado anti-petista. Mas com certeza os principais jornais do país apoiarão o candidato que se oponha ao PT, independentemente de quem esteja no segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário