Foco na Mídia

Foco na Mídia

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Por que voto Dilma no domingo




Dilma Rousseff está longe de fazer um Governo que realmente me represente. Gosto bastante do equilíbrio que o PT buscar manter entre interesses comerciais e sociais, mas algumas posturas egoístas do partido, como a frenética busca por êxito eleitoral e o medo de implantar medidas por receio à reações políticas da oposição, me desagradam bastante. 

De qualquer forma, um novo governo Dilma defende muito mais meus valores e interesses que um possível governo Aécio. Abaixo cito alguns desses valores e vocês entenderão por que voto Dilma.

É importante lembrar que são razões extremamente pessoais. Gostaria que vocês tentassem entender os valores que defendo - avanço social e econômico sustentável, fortalecimento da Democracia e melhora da posição do Brasil no cenário internacional -, antes de fazer qualquer julgamento.

Enfim, vamos aos motivos.

Foco

Voto na Dilma por ter esperança de um governo mais à esquerda. Os mandatos de Lula mantiveram a estabilidade econômica de FHC e realmente mudaram o país através de políticas sociais nunca antes vistas no Brasil. Dilma, porém, se manteve no “continuísmo” e deixou bastante a desejar quando o assunto é novidade progressista. O PT ainda é um partido de massas que tem o lado social como principal destaque - apesar de muitas vezes deixar de lado esse foco para favorecer os interesses mercantis de certas empresas -, e, como a mudança que os brasileiros tanto esperam provém de medidas progressistas que façam o país avançar, e não de conservadores que puxam o freio de mão, o voto em Dilma supõe avanço, enquanto o voto em Aécio manteria o país no estado social atual – detalhe, dou mais importância ao estado da sociedade que a qualquer outra área.

Assim sendo, espero que um novo governo de Dilma siga o exemplo de Haddad e renuncie aos seus próprios interesses para implantar medidas que transformem esse país, independente do que pensem os conservadores e poderosos do país. Mas, aviso, se o governo do PT continuar com medo de perder votos e não arriscar perdas políticas provenientes de ações necessárias para a Democracia e para o avanço do Brasil, nas próximas eleições digo “não” à candidatura petista. Não quero que os petistas entendam isso como ameaça, mas sim como foco: o país precisa de transformações; se o PT continuar com medo de implantar mudanças, quem vai se transformar é o próprio partido; e então voltaremos a dar o poder aos conservadores, como fizemos no primeiro turno.

Projeto econômico

O intervencionismo consegue diminuir a desigualdade social do país, grande problema nacional que deriva em muitas outras adversidades; enquanto o neoliberalismo de Aécio favorece o crescimento econômico (para quem?), deixando os interesses da sociedade em segundo plano. Nesse sentido, escolho Dilma sem nenhuma dúvida e tenho plena confiança de que sua equipe de governo conseguirá mudar o ciclo que esgotou desde o ano passado. O mercado interno não gera mais crescimento na economia, então o Brasil terá que apostar no investimento em infraestrutura (principalmente transportes) e educação (esse dinheiro tem que chegar nas escolas, então vamos cobrar Estados e Municípios, que são os que aplicam o investimento). Pelas declarações de Guido Mantega, o rumo da política econômica será esse e tem tudo para dar certo. Voto em Dilma para evitar o neoliberalismo que corroeu a estrutura social do Brasil e mais recentemente de alguns países da Europa – inclusive da minha querida España – e aposto na mudança de política econômica para recriar o crescimento que necessitamos para manter o modelo intervencionista fora de uma possível crise.

Política internacional

Foi sob a bandeira da esquerda que o Brasil se firmou como o grande ator político da América Latina. A aliança com os demais países dos BRICS já supõem a possibilidade de mudança da ordem mundial e a política regional feita no continente realmente traz resultados positivos para as classes mais necessitadas da sociedade. É com isso em mente que afirmo: o Brasil está no caminho certo e deve se manter nele. Ao meu modo de ver, é melhor ser líder de países pequenos que ser desconsiderado por países grandes. A Europa e os EUA dominam há muito tempo e dificilmente abrirão mão de seus interesses para favorecer o Brasil. Portanto é preciso encontrar nosso avanço em outras áreas do mundo, e a postura atual da diplomacia brasileira possibilita isso. 

Corrupção

Não voto na Dilma esperando eleger um Governo completamente isento de práticas corruptas, pois simplesmente não existe um governo sem corrupção ou um candidato “salvador” – o último eleito para acabar com essa chaga que limita o potencial do Brasil foi Collor, e o resultado final não foi positivo. São necessárias, por outro lado, medidas que limitem essa prática. Acabar com o foro privilegiado, incentivar a independência da Polícia Federal, por um fim ao financiamento privado de campanha e a produzir mecanismos que facilitem a condenação de políticos “poderosos” são alternativas que diminuem ou limitam a prática corrupta. Ao meu modo de ver, Dilma incentivará essas medidas, pois necessita argumentos para contrabalancear as fortes acusações de corrupção que seu governo sofre. Aécio, por outro lado, seria eleito e nada faria nessa área, pois seus amigos da imprensa simplesmente esconderiam grande parte das maracutaias de seu governo e aopinião pública não teria acesso às mesmas.

Democracia

Dilma é a candidata que pode promover medidas que fortaleçam a Democracia brasileira. A tão desejada Reforma Política e a Regularização econômica da Mídia são medidas que favorecem os princípios democráticos, cujos valores giram em torno da igualdade de direitos e da diversidade de ideologias, vozes e culturas. O incentivo à diversidade na mídia é extremamente necessário, e foi prometido por Dilma. Eu vou cobrar. Voto no PT acreditando que essa promessa será cumprida, pois ela transformará o Brasil e o entendimento que os brasileiros têm da política através da limitação dos gigantescos e extremamente poderosos conglomerados de mídia que chegam diariamente às casas de milhões de brasileiros e brasileiras.

Conclusão

Essa é somente minha visão do mundo e algumas das razões que me motivam a votar 13 no domingo. Não quero entrar em muitos detalhes para não fazer um texto gigantesco.

Não exijo a concordância de ninguém, mas sim o respeito. Aceito qualquer argumento, assim como espero ser aceito pelos demais. Mas fujo completamente de juízos de valor que provém diretamente do ego insatisfeito das pessoas. 

Espero que o país melhore independente de quem vença, então continuarei lutando pelo que acredito independente de quem seja eleito presidente no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário